Semana 1
Há 2 semanas recomendamos um texto do Damodaran sobre caixa nas empresas (e uso deste para compra de bitcoin). Ainda sobre o assunto caixa, sugerimos a leitura desse novo paper de Mauboussin e Callahan que detalha, com base empírica e teórica, os determinantes do nível ideal de caixa corporativo. O estudo cobre desde o ciclo de vida das empresas até motivações como precaução, opcionalidade e agência.
Neste artigo publicado em seu blog, logo após a divulgação dos resultados da Amazon — que registraram desaceleração no crescimento da AWS —, Ben Thompson avalia que Apple e Amazon, líderes na era dos smartphones, podem estar negligenciando as mudanças de paradigma trazidas pela AI e considera o Google mais bem posicionado para se adaptar ao novo cenário.
O artigo evidencia o aumento de publicações científicas fraudulentas, impulsionado por uma rede complexa que envolve editores, paper mills, revisores e periódicos acadêmicos.
Paper interessante da Microsoft que analisa a utilização da inteligência artificial no ambiente de trabalho, a partir do exame de 200 000 conversas anonimizadas entre usuários e o sistema. Com base nessa investigação, os autores propõem um “índice de aplicabilidade da IA” para diferentes ocupações, identificando quais profissões apresentam maior suscetibilidade ao uso dessa tecnologia.
Derek Thompson apresenta uma análise, apoiada em recursos gráficos, sobre o impacto da inteligência artificial na economia norte-americana. O autor evidencia como essa tecnologia se consolidou como o maior projeto de infraestrutura tecnológica em um século e explora a atual dualidade da economia dos Estados Unidos, marcada pelo dinamismo impulsionado pela IA e pela fragilidade observada em outros setores.